Tonie Frederika Kaufmann Soep

Tonie Frederika Kaufmann Soep

Data de Nascimento: 8 de dezembro de 1895

Amsterdã, Holanda

Os pais de Tonie haviam migrado da Alemanha para a Holanda em meados de 1880, e seus seis filhos nasceram em Amsterdã. Quando criança, Tonie estudava piano e se destacava no uso do idioma francês. Quando se casou com Abraham Soep, um comerciante de diamantes, Tonie adotou os preceitos religiosos mais severos do marido, que era judeu praticante. Seus três filhos nasceram em 1919, 1923 e 1924.

1933-39: O marido de Tonie, por muitos anos, foi o presidente da comunidade judaica de Amsterdã. A família Soep possuía uma casa espaçosa e confortável. Tonie e Abraham viajavam para o exterior com frequência e, no verão, alugavam uma casa de praia em Zandvoort. A família Soep gostava de passar os finais de semana na companhia de seus inúmeros familiares.

1940-44: Os alemães ocuparam a Holanda em 1940. Um ano depois, Abraham foi forçosamente nomeado para o conselho judaico-holandês, imposto pelos nazistas. A família Soep foi deportada em 1943 e, por fim, enviada ao campo de Bergen-Belsen, onde os alemães queriam usar o conhecimento de Abraham para ajudá-los a montar uma fábrica de diamantes. Quando o "plano dos diamantes" entrou em colapso, aqueles que trabalhavam com aquelas pedras preciosas foram deportados para os campos de extermínio, com exceção da família Soep e de outra família, que foram mantidos vivos para a eventualidade dos alemães precisarem novamente dos seus contatos comerciais.

Tonie foi libertada do campo de concentração de Bergen-Belsen em abril de 1945.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.