Urszula Kaczmarek

Urszula Kaczmarek

Data de Nascimento: 18 de julho de 1929

Poznan, Polônia

Urszula foi um das quatro crianças nascidas do casamento de Franciszek e Jadwiga Kaczmarek, moradores da cidade industrial de Poznan, no oeste da Polônia. A família morava na Rua Smolnej, número 11. Assim como seus pais, os filhos do casal Kaczmarek foram batizados na fé Católica Apostólica Romana.

1933-39: Como era uma das crianças mais velhas da família, Urszula ajudava sua mãe no trabalho de casa. Ela tinha dez anos de idade quando os alemães invadiram a Polônia, na sexta-feira, 1º de setembro de 1939. Os aviões alemães iniciaram o bombardeio de Poznan naquele mesmo mesmo dia, e as tropas nazistas entraram na cidade nove dias depois. Poznan situava-se em uma área da Polônia que acabou sendo formalmente anexada à Alemanha [como resultado do Pacto Nazista-Soviético Molotov-Ribbentrop]. No final daquele mês, a cidade foi rebatizada com o nome germanizado de Posen.

1940-43: Após a ocupação da cidade, os pais de Urszula engrossaram a lista dos cidadãos poloneses forçados a prestar trabalhos escravo aos nazistas. Urszula passou então a ter a responsabilidade de tomar conta de seu irmão e de sua irmã mais novos. Certo dia, ao final de 1942, enquanto brincavam em casa, as crianças foram apanhadas pelos nazistas durante uma "batida aleatória nas ruas". Naquele inverno, Urszula foi deportada para um campo de trabalho infantil escravo, localizado dentro do gueto judeu de Lodz. Um dia ela ficou doente e os guardas nazistas a arrastaram para foraonde tinha neve, jogaram água sobre ela e a deixaram jogada ao relento.

Em 9 de maio de 1943, Urszula morreu de pneumonia. Ela tinha apenas 13 anos de idade. Os registros do campo marcaram um enfarto como causa da sua morte.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.