Vita Rivkina

Vita Rivkina

Data de Nascimento: 1901

Bielorrússia

Aos cinco anos de idade, Vita já havia perdido seus pais e era órfã. Ela foi então morar com seus primos. Aos 18 anos, Vita casou-se com Iosif Rivkin e o casal mudou-se para Minsk, onde criaram três filhas -- Hacia, Dora e Berta.

1933-39: No início da década de 1930, a família Rivkin morava na rua Novomesnitskaya, no centro de Minsk, perto do rio Svisloch. Durante a década de 1930, suas filhas frequentaram escolas públicas soviéticas e faziam parte do grupo Jovens Pioneiros, uma organização juvenil soviética. No fim daquela década, a cidade de Minsk abrigava muitos refugiados poloneses que fugiam da invasão alemã a seu país.

1940-43: No dia 27 de junho de 1941, o exército alemão chegou a Minsk. Em agosto, a família de Vita foi forçada a se mudar para a rua Obuvnaya, nº 46, no gueto de Minsk. Lá, as pessoas famintas faziam buracos na cerca de arame farpado que delimitava o gueto para procurar comida secretamente no lado "ariano" da cidade. Quem fosse flagrado era morto a tiros. Para comprar comida e alimentar sua família, Vita vendeu todos os objetos que ainda possuía. Certa vez, ela foi pega tentando vender na rua o casaco do marido. O policial confiscou o casaco e o vestiu. Em seguida, jogou seu próprio casaco sobre ela e a espancou brutalmente.

Berta, filha caçula de Vita, conseguiu fugir do gueto antes que ele fosse destruído. Vita e o resto da família foram deportados, e nunca mais se teve notícias deles.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.