Yosel Coller

Yosel Coller

Data de Nascimento: 10 de agosto de 1927

Lodz, Polônia

Yosi era um dos seis filhos de uma família judia muito religiosa que vivia em Lodz, uma cidade industrial na área oeste da Polônia. Seu pai era um pequeno empresário empresário. Aos 6 anos, Yosel começou a frequentar uma escola judaica. Suas duas irmãs mais velhas frequentavam uma escola pública de manhã e outra religiosa à tarde. Yosel passava grande parte de seu tempo livre jogando futebol com seus irmãos.

1933-39: Vivíamos em uma casa simples na zona norte de Lodz. Eu frequentava uma escola judaica durante o dia e tinha muitos amigos lá. Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha atacou a Polônia. Sete dias depois, eu estava brincando com minha bola de futebol no jardim quando, de repente, vi soldados alemães marchando pelas ruas, alguns deles montados em cavalos. Mais tarde, ouvi um tiro. Os alemães ocuparam Lodz e a anexaram ao Reich ["reinado" de Hitler] em 9 de novembro de 1939.

1940-44: Minha irmã e eu passamos a noite inteira em uma fila na padaria para conseguir pão e, pela manhã, um polonês nos reconheceu e fomos escorraçados sob gritos de "Judeus!". A caminho para outra padaria, vimos os corpos de três judeus que haviam sido enforcados na rua. Corremos para casa. No final de 1943, fui deportado do gueto para o campo de trabalho escravo de Fuerstengrube, na Polônia. Trabalhei nas minas, recolhendo o carvão solto e colocando-o em vagões. Eu era útil porque era pequeno e cabia nos minúsculos túneis. Recebia como alimentação apenas pão de manhã e sopa à noite.

Em janeiro de 1945, Yosel foi um dos muitos prisioneiros obrigados pelos nazistas a marchar rumo ao norte da Alemanha. Ele foi libertado pelos britânicos no dia 5 de maio. Em 1947 ele emigrou para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.