Zalie Waldhorn

Zalie Waldhorn

Data de Nascimento: 27 de junho de 1927

Paris, França

Zalie era a segunda das três filhas de um casal de imigrantes judeus. Seu pai, nascido na Polônia, era um ex-oficial do exército austro-húngaro, que conheceu e casou-se com sua mãe, nascida na Hungria, durante a Primeira Guerra Mundial. Pouco antes de Zalie nascer, seus pais fixaram residência em Paris. Naquela cidade, Zalie, seu irmão e sua irmã cresceram em um lar religioso.

1933-39: Minha mãe dizia que Paris era melhor que o vilarejo pobre em que ela havia crescido. Minha mãe não falava francês muito bem, mas eu cresci falando francês fluentemente. No ensino fundamental, nós aprendemos tudo sobre a história da França. Eu não tinha medo de Hitler. Meu pai dizia que as coisas horríveis que estavam acontecendo com os judeus na Alemanha não aconteceriam com a gente na França.

1940-44: Eu tinha quase 13 anos quando os alemães ocuparam Paris, em 1940. Em 1942, meu pai foi deportado juntamente com outros judeus nascidos na Polônia. Em seguida, minha mãe também foi deportada. Depois disso, fugi de Paris com documentos falsos que escondiam minha identidade judaica. Me tornei Zalie Guerin, de 16 anos. Com meus cabelos claros, olhos azuis e francês fluente, eu passava por cidadã francesa não judia. Na cidade de Alençon, trabalhei como secretária, mas depois de um ano, descobriram que eu era judia e fui presa. Os alemães me espancaram. Pareciam envergonhados por eu haver conseguido enganá-los por tanto tempo.

Zalie, aos 17 anos, foi deportada para Auschwitz em um comboio de crianças, no dia 31 de julho de 1944. Ela sobreviveu aos campos de concentração e voltou a morar em Paris depois da Guerra.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.