Zigmond Adler

Zigmond Adler

Data de Nascimento: July 18, 1936

Liege, Bélgica

Os pais de Zigmond eram judeus tcheco-eslovacos que haviam emigrado para a Bélgica. Sua mãe, Rivka, era costureira especializada em camisas. Ela havia ido para a Bélgica quando muito jovem em busca de emprego estável, seguindo o exemplo de seu irmão Jermie, que havia se mudado com a família para Liege muitos anos antes. Em Liege, Rivka conheceu e casou-se com Otto Adler, um empresário, e ambos estavam ansiosos para aumentar a família.

1933-39: Zigmond nasceu em 1936, mas a sua mãe morreu um ano depois. Seu pai tornou a casar-se, mas o novo casamento não durou. Foi na terceira vez tentativa que ele conseguiu uma vida familiar estável, e logo Zigmond ganhou uma meia-irmã. Quando era criança, Zigmond visitava com freqüência a família do seu tio Jermie, a qual vivia a poucas quadras de distância de sua casa.

1940-44: Zigmond tinha 3 anos quando os alemães ocuparam a Bélgica. Dois anos mais tarde os alemães deportaram seu pai para o trabalho escravo, e sua madrasta resolveu fugir de Liege, entregando Zigmond aos cuidados de seu tio Jermie e sua tia Chaje. Quando os nazistas começaram a capturar os judeus em Liege, alguns amigos católicos do tio Jermie ajudaram ele e sua família a conseguir documentos falso, que escondiam sua identidade judaica, e alugaram uma casa para eles em uma cidade próxima. Dois anos depois, em uma manhã de domingo, bem cedo, a Gestapo veio até a casa. Eles suspeitaram de que havia judeus morando lá.

Zigmond, sua tia, e mais dois primos foram enviados para o campo de internação de Mechelen, e depois para Auschwitz, onde Zigmond, com 7 anos, foi envenenado por gás no dia 21 de maio de 1944.