Zuzana Gruenberger

Zuzana Gruenberger

Data de Nascimento: 3 de março de 1933

Kosice, Tchecoslováquia

Zuzana era a mais nova dos três filhos de um casal judeu que morava na cidade de Kosice. Seus pais falavam o húngaro. Ela era muito querida pela família e eles a chamavam de Zuzi. Seu pai era alfaiate e mantinha um alfaiataria dentro do apartamento onde morava a família.

1933-39: Em novembro de 1938, quando Zuzana tinha 5 anos, tropas húngaras tomaram Kosice e incorporaram aquela cidade à Hungria. Os húngaros mudaram o nome da cidade para Kassa. O governo húngaro colaborava com a Alemanha nazista e introduziu leis anti-semitas na cidade.

1940-44: Em 1941, após o primeiro ano escolar de Zuzana, os húngaros levaram os Gruenberger e outras famílias judias para campos [de trabalho escravo] em outras partes da Hungria. A família Gruenberger conseguiu retornar a Kosice na primavera seguinte porém, logo em seguida, o pai e o irmão de Zuzana foram levados para trabalharem como escravos. Em 1944, os 12.000 judeus que viviam em Kosice, incluindo Zuzana, sua mãe e sua irmã, foram presos por húngaros fascistas, aliados aos alemães. Os judeus foram enviados a uma fábrica de tijolos na periferia da cidade e colocados em vagões de trens de carga que partiram em direção a Auschwitz.

Imediatamente após sua chegada àquele campo, em maio de 1944, Zuzana e sua mãe foram assassinadas pelos nazistas através de sufocamento na câmara de gás. Zuzana tinha apenas 11 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.