Zuzana Gruenberger

Zuzana Gruenberger

Data de Nascimento: March 3, 1933

Kosice, Tchecoslováquia

Zuzana era a mais nova dos três filhos de um casal judeu que morava na cidade de Kosice. Seus pais falavam o húngaro. Ela era muito querida pela família e eles a chamavam de Zuzi. Seu pai era alfaiate e mantinha um alfaiataria dentro do apartamento onde morava a família.

1933-39: Em novembro de 1938, quando Zuzana tinha 5 anos, tropas húngaras tomaram Kosice e incorporaram aquela cidade à Hungria. Os húngaros mudaram o nome da cidade para Kassa. O governo húngaro colaborava com a Alemanha nazista e introduziu leis anti-semitas na cidade.

1940-44: Em 1941, após o primeiro ano escolar de Zuzana, os húngaros levaram os Gruenberger e outras famílias judias para campos [de trabalho escravo] em outras partes da Hungria. A família Gruenberger conseguiu retornar a Kosice na primavera seguinte porém, logo em seguida, o pai e o irmão de Zuzana foram levados para trabalharem como escravos. Em 1944, os 12.000 judeus que viviam em Kosice, incluindo Zuzana, sua mãe e sua irmã, foram presos por húngaros fascistas, aliados aos alemães. Os judeus foram enviados a uma fábrica de tijolos na periferia da cidade e colocados em vagões de trens de carga que partiram em direção a Auschwitz.

Imediatamente após sua chegada àquele campo, em maio de 1944, Zuzana e sua mãe foram assassinadas pelos nazistas através de sufocamento na câmara de gás. Zuzana tinha apenas 11 anos de idade.