Testemunho

Alisa (Lisa) Nussbaum Derman descreve seu envolvimento com o grupo de partisans judeus denominado Nekama (Vingança), liderado por Josef Glazman, na Floresta de Naroch.

Lisa e seus dois irmãos pertenciam a uma família judia muito religiosa. Após a Alemanha ocupar sua cidade natal, em 1939, Lisa e sua família se mudaram – primeiro para Augustow e depois para Slonim (no leste da Polônia, na área ocupada pelos soviéticos). As tropas alemãs conseguiram ocupar Slonim em junho de 1941, durante a invasão da União Soviética. Em Slonim, os nazistas criaram um gueto que que esteve em funcionamento de 1941 a 1942. Lisa conseguiu fugir de Slonim e, incialmente, foi para Grodno, seguindo depois para Vilna, onde ela uniu-se ao movimento de resistência. Ela, juntamente com outros partisans, lutava contra os alemães, escondendo-se em acampamentos improvisads na Floresta de Naroch. As forças soviéticas libertaram a região em 1944. Como parte do movimento Brihah ("voo", "fuga"), criado no leste europeu por cerca de 250.000 judeus sobreviventes do Holocausto, Lisa e seu marido, Aron, tentaram sair da Europa rumo à área do Mandato Britânico no Oriente Médio, denominada pelos romanos como Palestina, mas não conseguiram chegar até lá. Finalmente, eles foram morar nos Estados Unidos.

Transcrição

Como posso descrever a cena que vi enquanto descíamos da montanha? Parecia o acampamento de Robin Hood –pessoas andando com rifles, cabanas, pessoas entrando e saindo das cabanas, andando de um lado para outro, muitas pessoas, além de pedaços de carne penduradas [para secar]. Eu nunca teria acreditado que era daquele modo que o grupo secreto, a resistência, trabalhava. Eu achava que eles viviam escondidos em algum lugar pequeno e distante, onde ninguém os pudesse encontrar. Aquilo existia a céu aberto, e eles nos receberam calorosamente. Fomos imediatamente aceitos. O líder, hum, fomos até uma unidade judaica chamada Nekama, "Vingança", e seu líder era Josef Glazman. Ele nos aceitou de braços abertos, e imediatamente todos que lá estavam quiseram saber [sobre seus familiares e amigos] quem havíamos visto, quem haviam sido as últimas pessoas que vimos ao sair do gueto.

 


Tags


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Dividir

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.