Os alemães ocuparam a Dinamarca em abril de 1940, mas o governo dinamarquês não foi extinto e conseguiu proteger os judeus do país. Em agosto de 1943, o governo foi deposto após se recusar a cumprir exigências alemãs. A polícia nazista começou a prender judeus no início de outubro. Leif e sua família decidiram fugir e foram transportadas clandestinamente para a Suécia em um barco de pesca. Na Suécia, Leif frequentou a escola e seus pais trabalharam em uma fábrica de roupas. A família retornou para a Dinamarca após o fim da Guerra.
Disseram que não poderíamos levar nenhuma bagagem, que deveríamos vestir o maior número possível de roupas quentes. Partimos e passamos a noite com alguns amigos de meus pais, amigos cristãos de meus pais, e fomos avisados de que ficaríamos apenas uma noite, e foi o que aconteceu. Na manhã seguinte, toda a nossa família foi para a estação ferroviária e pegamos um trem para o sul da Dinamarca. Lembro que isto aconteceu várias vezes durante nossa fuga para a Suécia. Nos disseram "tentem não chamar muita atenção". Isso é muito, muito importante. [O entrevistador pergunta a Leif: "Como você se sentiu?"] Bem, eu diria que entendi que a situação era séria, mas aquilo também parecia uma aventura. Acho que não se pode esperar muito mais de uma criança de seis anos. Com certeza havia um sentimento de aventura em tudo aquilo.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.