Testemunho

Robert Wagemann descreve a fuga de uma clínica quando sua mãe desconfiou que ele seria colocado à morte através de eutanásia

Robert e sua família eram Testemunhas de Jeová. Os nazistas classificavam as Testemunhas de Jeová como inimigos públicos por causa da sua recusa em fazer um juramento de fidelidade a Adolf Hitler e por se recusarem a servir no exército alemão. Apesar da perseguição nazista, a família de Robert continuou a manter suas atividades religiosas. Pouco antes do nascimento de Robert, sua mãe foi brevemente aprisionada por distribuir materiais religiosos. Durante o parto, o quadril de Robert foi machucado, causando nele uma deficiência física. Quando Robert tinha cinco anos de idade, ele foi convocado a comparecer para um exame físico em Schlierheim. Por acaso, enquanto aguardava, sua mãe ouviu comentários dos médicos sobre "colocar Robert para dormir", isto é, matá-lo por causa de seu defeito. Desconfiando que ele seria morto devido a seu defeito no quadril, a mãe de Robert tomou-o nos braços e fugiu da clínica. No outono de 1939, os médicos nazistas começaram a matar sistematicamente todos os que eram considerados física e mentalmente deficientes.

Transcrição

Minha mãe e eu fomos convocados a comparecer a uma parte da clínica da universidade de Heidelberg, em Schlierheim, para que eu fosse examinado. Durante o exame, minha mãe estava sentada do lado de fora do consultório e ouviu, por acaso, uma conversa entre os médicos sobre me eliminar [porque ele tinha uma deficiência no quadril]. Eles iriam me dar uma abspritz, o que significa que eles me dariam uma injeção letal e eu morreria. Minha mãe escutou a conversa e, durante o horário do almoço, enquanto os médicos não estavam na sala, ela me agarrou e fugiu comigo até o rio Neckar e só lá, no meio de juncos altos, ela me vestiu. Daquele momento em diante passamos a nos esconder porque sabíamos que eles iriam nos procurar. Então, nós fomos para a casa do pai do meu pai, onde ficamos até eu começar a frequentar a escola.


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Dividir

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.