Ante Pavelic era um líder fascista croata que comandou o governo pró-alemão na Croácia de 1941 a 1945. Este curta-metragem alemão mostra Pavelic caminhando junto a uma multidão entusiasta, em revista às suas unidades. Sob o comando de Pavelic, o governo croata assassinou centenas de milhares de sérvios, judeus e ciganos romanis. Após a Guerra, Pavelic fugiu e refugiou-se na Argentina. Em 1959, ele morreu em decorrência de ferimentos que havia sofrido em uma tentativa de assassinato efetuada dois anos antes.
Trancrição
O comentarista diz que [Ante] Pavelic, chefe de estado da Croácia, é o "defensor da liberdade religiosa, trazida por ele para o povo deste território que ele libertou da opressão". A Croácia é predominantemente católica romana, mas também possui uma grande parcela populacional de cristãos ortodoxos. Em um esforço para garantir seu apoio, e também o dos bósnios tradicionalmente aliados à Sérvia ortodoxa, Pavelic criou a Igreja Ortodoxa Croata. Diz o comentarista: "vários milhares de recrutas da Legião Negra prestam juramento de fidelidade, enquanto se unem sob a bandeira de luta contra bandos terroristas. A Ustase, a guarda de elite de Pavelic, está se desintegrando devido à corrupção de seus membros e caiu em descrédito até mesmo junto aos alemães. Esta pode ser a razão da ênfase na Legião Negra, que são as forças armadas regulares.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.