Filme

Alemanha rejeita o desarmamento e a cooperação internacional

O objetivo da política externa de Adolf Hitler era estabelecer, através de guerras, um império alemão na Europa, mas para isto era necessário a rápida expansão de suas capacidades militares. A Conferência de Desarmamento de Genebra, iniciada em 1932, tinha por objetivo evitar novos conflitos, pois após a carnificina da Primeira Guerra Mundial os europeus tinham medo de novas contendas em seus teritórios. Naquela ocasião, foi pedido que os países reduzissem seus estoques de armamentos, mas Hitler rejeitou a iniciativa, e retirou a Alemanha da Conferência em outubro de 1933. Naquele mesmo período, ele também não aceitou a proposta da Liga das Nações para segurança coletiva nos assuntos internacionais, e rompeu com aquela instituição, embarcando em seguida no desenvolvimento de um vasto programa militar.

Transcrição

"Em nome do governo, tenho a honra de transmitir o seguinte comunicado: 'À luz da recente direção tomada nas discussões sobre desarmamento entre os poderes envolvidos, está claro que a Conferência de Desarmamento não atingirá seu objetivo, ou seja, o desarmamento geral'”. Além de abandonar a Conferência, a Alemanha também se retirou da Liga das Nações, criando uma situação muito grave. O presidente da Conferência para a Redução e Limitação de Armamentos, o britânico Arthur Henserson, disse em tom sorumbático: "Será que os cães de guerra serão novamente soltos na Europa?". Revoltado, Henderson lê sua resposta para o ultimato alemão: "Lamento, portanto, que esta grave decisão tenha sido tomada por seu governo, por razões que não consigo aceitar como válidas. Henderson, Presidente da Conferência para Redução e Limitação de Armamentos".


  • John E. Allen, Inc.

Está página também está disponível em

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.