Os pais de Henoch eram judeus religiosos e se casaram em 1937. Seu pai, Moishe Kornfeld, e sua mãe, Liba Saleschutz, se estabeleceram na cidade de Kolbuszowa, onde sua mãe havia sido criada. Lá, o pai de Liba comprou uma casa para os recém-casados e introduziu seu novo genro no comércio de venda de tecidos por atacado.
1938-39: Henoch nasceu no final de 1938 e foi criado entre muitas tias, tios e primos. Perto da data do primeiro aniversário de Henoch, a Alemanha invadiu a Polônia e rapidamente chegou à cidade de Kolbuszowa. Os soldados poloneses, montados a cavalo, tentaram lutar contra o exército alemão, mas nada puderam fazer frente aos tanques. Depois de uma batalha curta, com muitos cavalos mortos pelas ruas, a cidade de Henoch caiu sob o domínio alemão.
1940-42: Todos na cidade, incluindo as crianças, conheciam Hafenbier, o cruel comandante da polícia alemã designado para Kolbuszowa, que se assemelhava a um Buldogue. Hafenbier aterrorizava a todos e assassinou muitos dos judeus da cidade. Com apenas três anos, Henoch brincava as outras criança da cidade e em que ele simulava ser Hafenbier, dizendo para seus amigos, "Se você é judeu você está morto", e depois, com uma arma de brinquedo feita de madeira, Henoch “atirava” nos colegas. Eles, por sua vez, caiam pelo chão fingindo estarem mortos.
Em 25 de junho de 1942, Henoch e a sua família foram deportados para o gueto de Rzeszow, e em 7 de julho para o campo de extermínio de Belzec, onde foram assassinados na câmara de gás. Henoch tinha apenas 3 anos e meio de idade.
Leia Mais