Renate Guttmann

Renate Guttmann

Data de Nascimento: 21 de dezembro de 1937

Teplice-Sanov, Tchecoslováquia

Renate, seu irmão gêmeo René, e seus pais eram judeus de origem alemã que viviam na cidade de Praga. Pouco antes do nascimento dos gêmeos, seus pais haviam fugido de Dresden, na Alemanha, para escapar da perseguição do governo nazistas contra os judeus. Antes de deixar a Alemanha para se refugiar na Tchecoslovaquia o pai de René e Renate, Herbert, trabalhava em uma firma de importação e exportação, e sua mãe, Ita, era contadora.

1933-39: Nossa família morava em um prédio de seis andares junto à linha de bonde n°22, em Praga. Uma longa e íngreme escadaria conduzia ao nosso apartamento, onde meu irmão e eu dividíamos um berço, no mesmo quarto de nossos pais. Havia um pequeno terraço que permitia ver o pátio externo. Rene e eu usávamos trajes que combinavam e sempre andávamos bem vestidos. Passávamos a maior parte do dia brincando em um parquinho próximo. Em março de 1939 as forças alemãs ocuparam Praga.

1940-45: Antes de completar 6 anos fomos transportados do gueto de Theresienstadt para Auschwitz. Lá fui transformada no n° 70917. Fui separada do meu irmão e da minha mãe, e levada para um hospital onde fui medida e radiografada; e tiraram sangue do meu pescoço. Uma vez, fui amarrada a uma mesa e cortada com uma faca, a frio. Me deram injeções que me faziam vomitar e ter diarréia. Um dia, enquanto estava doente no hospital devido às injeções, os guardas vieram buscar doentes para serem assassinados. A enfermeira que estava cuidando de mim teve pena e me escondeu embaixo da sua saia comprida, e eu fiquei quieta até eles irem embora.

Renate e seu irmão sobreviveram e se reencontraram nos Estados Unidos em 1950. Eles descobriram que foram um dos pares dos "Gêmeos de Mengele" usados para experiências “médicas”.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.