Tomas Kulka

Tomas Kulka

Data de Nascimento: 25 de maio de 1934

Olomouc, Tchecoslováquia

Os pais de Tomas eram judeus. Seu pai, Robert Kulka, era um homem de negócios na cidade Olomouc, na Morávia; sua mãe Elsa Skutezka, nascida na cidade de Brno, capital da região da Morávia, era modista de chapéus. O casal tinha um excelente nível intelectual e falava tcheco e alemão. Eles se casaram em 1933 e se estabeleceram na cidade natal de Robert, Olomouc.

1933-39: Tomas nasceu exatamente a um ano e um dia após o casamento de seus pais. Quando Tomas tinha 3 anos, seu avô morreu e os Kulkas mudaram-se para Brno, cidade natal da sua mãe. Em 15 de março de 1939, poucas semanas antes do quinto aniversário de Tomas, os alemães ocuparam a Boêmia e a Morávia, incluindo Brno.

1940-42: Em 2 de janeiro de 1940, Tomas, seus pais e a sua avó foram despejados de casa pelos alemães. Na esperança de conseguir salvar os negócios da família, o pai de Tomas decidiu permanecer em Brno. Tomas não pode estudar pois, por ser judeu, foi proibido de ingressar na escola. Um ano mais tarde, os pais de Tomas foram forçados a vender o negócio da família para um alemão, por meras 200 coroas tchecoslovacas, o equivalente a menos de R$16. Em 31 de março de 1942 os Kulkas foram deportados para o gueto de Theresienstadt, na parte oeste da Tchecoslováquia.

Em 9 de maio de 1942 Tomas foi deportado para o campo de extermínio de Sobibor onde foi envenenado com gás. Ele tinha apenas 7 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.