Albert Gani

Albert Gani

Data de Nascimento: 1916

Preveza, Grécia

Albert e sua família viviam em Preveza, cidade localizada no litoral jônico, no noroeste da Grécia, e que contava com uma população judaica de 300 pessoas. O pai de Albert era dono de uma pequena loja de tecidos. A família Gani era de ascendência romaniota, isto é, de judeus cujos ancestrais já viviam na Grécia e nos Bálcãs há mais de um milênio.

1933-39: Depois de concluir o ensino médio, Albert passou a ajudar seu pai na loja de tecidos da família. Jovem tranquilo e reservado, Albert gostava de passar a maior parte do tempo em casa com a família. Albert gostava também de excursões, de fazer passeios noturnos de bicicleta, e de acampar com seus irmãos, irmãs e amigos.

1940-44: Os alemães invadiram a Grécia em 1941, e no outono de 1943 ocuparam a região onde Preveza está localizada . Os judeus daquela cidade foram deportados para Auschwitz em março de 1944. Lá, Albert foi enviado para trabalhar em Birkenau como parte de um Sonderkommando, uma unidade de trabalho que transportava os cadáveres dos judeus para serem destruídos nos crematórios. No dia 7 de outubro de 1944, os trabalhadores do Sonderkommando do crematório IV se revoltaram, desarmaram os guardas das SS, e explodiram o crematório. Em pouco tempo, outros trabalhadores-escravos do Sonderkommando, dentre eles Albert, aderiram à revolta.

Albert foi assassinado em Birkenau em outubro de 1944. Ele tinha 28 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.