Betje Jakobs

Betje Jakobs

Data de Nascimento: 1 de abril de 1920

Zwolle, Holanda

Betje e sua irmã Saartje eram filhas de um casal judeu que morava da cidade de Zwolle, na região centro-norte de Overijssel, na Holanda. Betje era carinhosamente chamada de "Bep" por seus amigos. A família Jakobs possuía uma bem sucedida loja de materiais esportivos .

1933-39: Quando menina, Betje gostava de tocar piano, tricotar e jogar tênis. Aos 16 anos de idade, quando cursava o segundo grau, ela começou a namorar Maurits Wijnberg, um rapaz dois anos mais velho que ela, cuja família era proprietária do Hotel Wijnberg, na mesma cidade de Zwolle.

1940-42: Os alemães invadiram a Holanda em maio de 1940. Dois anos depois, no dia 4 de agosto de 1942, Betje e Maurits se casaram. Betje não pôde se mudar oficialmente para a casa do seu marido devido a leis nazistas que proibiam aos judeus mudar de endereço. Assim, ela teve que continuar a morar com os pais. Naquele mesmo ano, os nazistas confiscaram o hotel dos Wijnberg, e Maurits e sua família foram obrigados a viver em uma cabana. Betje visitava seu marido e sua família todos os dias. Ela e sua sogra sentavam-se sempre juntas para tricotar e conversar sobre livros.

No dia 12 de outubro de 1942, Betje foi deportada para Auschwitz, onde morreu. Ela tinha apenas 22 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.