Chaim Frenkiel

Chaim Frenkiel

Data de Nascimento: 2 de novembro de 1927

Gabin, Poland

Chaim era o terceiro dos sete filhos nascidos da união de um casal de judeus religiosos. A família vivia em uma cidade próxima a Varsóvia, de nome Gabin, onde o pai de Chaim trabalhava como fabricante de quepes. Gabin abrigava uma das mais antigas sinagogas polonesas, toda construída com madeira em 1710. Assim como a maioria dos judeus de Gabin, a família de Chaim morava perto da sinagoga. A família de nove pessoas ocupava um apartamento de um único comodo no último andar de um prédio de três andares.

1933-39: Em setembro de 1939, dois meses antes de eu completar 12 anos, os alemães invadiram a Polônia. Em Gabin, dez pessoas foram mortas a tiros na rua; médicos e professores foram levados de lá. Um vizinho que protestou com veemência contra a Alemanha foi preso. Algumas semanas depois, a família recebeu uma urna de cinzas contendo seus restos mortais. A partir de então, os alemães aumentaram o terror contra os judeus; até banhar a sinagoga e as casas ao redor com gasolina e atear fogo.

1940-45: Quando eu tinha 14 anos, fui levado para diversos campos de trabalho escravo com meus irmãos Shmuel e Jakob. A comida era pouquíssima, então nós "arranjávamos" alimentos sempre que possível. Ao trabalhar fora dos campos, pedíamos nas casas ou procurávamos sobras nas latas de lixo. Shmuel esgueirava-se por baixo da cerca do campo à noite para apanhar repolho nos campos. Certa vez, cinco meninos foram enforcados por "arranjar" comida, mas aquilo não nos deteve. O desejo de Jakob e o meu era apenas um: sobreviver à Guerra, conseguir um pedaço de pão, sentar à mesa e comer até nos saciarmos.

Em 1943, Chaim foi transferido para Auschwitz onde permaneceu por 17 meses. Após uma marcha forçada para a Alemanha, Chaim foi liberto em abril de 1945. Ele emigrou para os Estados Unidos em 1949.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.