Desider (Dezso) Nemeth

Desider (Dezso) Nemeth

Data de Nascimento: 8 de junho de 1899

Szentes, Hungria

Desider e suas irmãs, Margit e Barbara, nasceram no seio de uma família judia de classe média. Eles viviam em Szentes, uma cidade localizada no sudeste da Hungria, a cerca de 48 quilômetros da cidade de Szeged. Desider tinha um consultório odontológico em Szentes. Ele casou-se com Barbara Kertesz, que era da vizinha cidade de Hodmezovasarhely.

1933-39: Agora temos uma filha pequena, Maria. Tenho um consultório muito movimentado, e meus pacientes são de todas as classes sociais. Estou feliz por haver montado meu consultório na cidade em que eu nasci pois meus amigos e minha família estão aqui, e gosto de trabalhar na minha comunidade. Minha esposa conseguiu encontrar uma casa para vivermos que também tem espaço para meu consultório.

1940-44: Há cinco meses as tropas alemãs ocuparam a Hungria, em março de 1944. Minha família e eu estávamos entre os milhares de judeus deportados para um gueto improvisado no campo esportivo Rokus e nas olarias de Szeged. A maioria das pessoas que lá foram colocadas eram crianças, idosos e mulheres. Há cerca de um mês, nós fomos enviados de trem, passando pelo campo de trabalho escravo de Strasshof, para um campo de trabalho forçado no vilarejo agrícola de Goestling an der Ybbs, localizado na região leste da Áustria.

Em abril de 1945, em Goestling an der Ybbs, Desider e sua família foram assassinados a tiros pelos soldados das SS que fugiam, poucos dias antes da chegada das tropas norte-americanas à região. Desider tinha apenas 46 anos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.