Gertrud Teppich

Gertrud Teppich

Data de Nascimento: 12 de fevereiro de 1880

Berlim, Alemanha

Gertrud, cujo nome de nascimento era Gertrud Herz, foi uma das três crianças nascidas no seio de uma família judia em Berlim, capital da Alemanha. Com pouco mais de 20 anos, Gertrud casou-se com Richard Teppich e o casal teve duas filhas. Richard era proprietário e operador de uma empresa de limpeza a seco.

1933-39: Quando o esposo de Gertrud faleceu, em 1931, ela continuou morando em seu apartamento em Berlim. Em 1938, cinco anos após os nazistas haverem subido ao poder, a filha mais velha de Gertrud, Ilse, juntamente com sua família fugiu para Amsterdã. No ano seguinte, sua filha caçula foi para a Suíça a trabalho e, em vez de retornar à Alemanha nazista, permaneceu naquele país. Gertrud ficou sozinha em Berlim.

1940-42: Durante o período da Guerra, foram promulgadas leis nazistas que obrigavam os judeus a venderem seus móveis e utensílios domésticos a alemães "arianos", revertendo a renda obtida ao governo nazista. A cunhada de Gertrude era alemã "ariana" [OBS: não judia] e assim pôde ajudar a Gertrud, "comprando" sua mobília. Dessa forma, Gertrud pôde reter seus pertences. Em novembro de 1942, ela recebeu um aviso de que seria deportada em breve.

No dia 18 de novembro de 1942, Gertrud suicidou-se, preferindo enfrentar este ato extremo à deportação para os terríveis campos de concentração ou extermínio.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.