Golda (Olga) Bancic

Golda (Olga) Bancic

Data de Nascimento: May 10, 1912

Chisinau, Romênia

Olga nasceu no seio de uma grande família judia na província de Bessarabia, quando esta ainda fazia parte do Império Russo. Em 1918 aquela província foi anexada pela Romênia. Quando Olga tinha apenas 12 anos, ela foi presa pela primeira vez em sua vida por participar de uma greve na fábrica de colchões onde trabalhava. Apesar de sua pouca idade, ela foi levada para a prisão e espancada.

1933-39: Olga era ativista e associada à organização de trabalhadores [sindicato] locais. Ela era presa com tanta frequência que considerava aquilo simplesmente como um risco ocupacional. Em 1938, ela viajou para França, onde trabalhou com grupos esquerdistas franceses ajudando a transportar armas para os republicanos espanhóis em sua luta contra o fascismo. Pouco antes dos alemães invadirem a Polônia, em 1939, ela teve uma filha, a quem deu o nome de Dolores.

1940-44: Em 1940, quando a França capitulou frente ao exército alemão, Olga encontrou uma família francesa disposta a cuidar de sua filha. Olga então uniu-se aos partisans do grupo Franc-Tireurs et Partisans, o qual havia tomado armas contra os alemães. Ela construía bombas e ajudava a transportar os explosivos utilizados para o descarrilhamento dos trens que transportavam tropas e suprimentos alemães. Em 6 de novembro de 1943, ela foi presa durante uma perseguição da Gestapo; ela foi torturada, mas não revelou informações sobre seus companheiros aos nazistas. Mesmo após ser condenada à morte, os alemães continuaram a interrogá-la e a torturá-la.

Olga foi transferida para uma prisão em Stuttgart, onde passou por um novo julgamento e novamente foi condenada à morte. Em 10 de maio de 1944, no dia do seu 32o aniversário, Olga foi decapitada.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.