Henry Maslowicz

Henry Maslowicz

Data de Nascimento: December 25, 1940

Wierzbnik-Starachowice, Polônia

Os pais de Henry eram judeus que moravam na mesma cidade polonesa para a qual suas famílias haviam se mudado há 150 anos. A comunidade judaica desfrutava de boas relações com seus vizinhos poloneses cristãos. A população local recusou-se a cooperar com o governo durante uma onda de anti-semitismo que varreu a Polônia em meados da década de 1930, quando o mesmo incentivou o boicote a negócios de propriedade de judeus.

1933-39: Nos anos anteriores ao meu nascimento, meu pai era proprietário de uma fábrica de ferro e carvão. Os alemães ocuparam Wierzbnik no dia 5 de setembro de 1939. Enquanto muitos judeus fugiram, a maioria, incluindo meus pais, ali permaneceu.

1940-44: Os nazistas estabeleceram um gueto em maio de 1940, e foi lá que nasci oito meses depois. Em 1942, meu pai, sabendo que o gueto seria destruído, conseguiu uma forma de me esconder em um convento católico na Cracóvia. Creio que pelo bombardeio sofrido pelo convento, fui colocado na rua com apenas três anos de idade. Uma mulher me apanhou e me levou a um sótão no alto de uma loja de doces. Estava escuro, e eu ficava ali sozinho. Durante todo aquele tempo, vi apenas aquela mulher que me alimentava e me ensinou a fazer o sinal da cruz. Eu não sabia meu próprio nome e nem por que vivia no sótão.

Henry foi descoberto por um assistente social judeu e levado para Israel. Oito anos depois, ele se reencontrou com seu pai e foi morar no Equador. Em 1980, ele se mudou para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.