Herschel Rosenblat
Data de Nascimento: 1916
Varsóvia, Polônia
Herschel era o mais novos dos três filhos de um casal judeu falante do idioma ídiche. Quando Herschel ainda era criança, sua família mudou-se para Radom, uma cidade industrial onde havia uma grande população judaica. Em torno de 1930 Herschel havia concluído seus estudos e trabalhava ajudando o pai a fazer sapatos. Mais tarde, com a ajuda de um amigo, ele encontrou um emprego em tempo integral como pintor de paredes.
1933-39: Aos 20 anos de idade a carreira de Herschel como pintor foi interrompida por dois anos, pois foi recrutado para servir no exército, na Cavalaria Polonesa. Em agosto de 1939, quando os alemães ameaçavam atacar a Polônia, Herschel foi novamente convocado. Depois que a Alemanha ocupou a Polônia, ele conseguiu escapar de uma captura como prisioneiro de guerra e retornou para casa. Quando os alemães espancaram seu irmão mais velho, Itzik, ele pediu dinheiro emprestado e fugiu para a cidade de Slonim, a leste, na parte da Polônia ocupada pelos Soviéticos.
1940-41: Em Slonim Herschel encontrou de novo trabalho como pintor, mas em 1941 ele caiu de um andaime enquanto pintava e quebrou a perna. Ele estava no hospital quando os alemães atacaram a União Soviética em 22 de junho de 1941. Três dias mais tarde, as tropas alemãs atacaram Slonim. A maioria dos amigos de Herschel conseguiu escapar a tempo, mas Herschel não conseguiu e ficou indefeso no hospital. À medida que as tropas de combate alemãs avançavam rumo à União Soviética, eram acompanhadas pelos esquadrões móveis de extermínio destinados à matança dos judeus, como fizeram em Slonim.
Junto com outros pacientes do hospital de Slonim, Herschel foi fuzilado enquanto estava na cama do hospital. Ele tinha 25 anos de idade.