Herschel Rosenblat

Herschel Rosenblat

Data de Nascimento: 1916

Varsóvia, Polônia

Herschel era o mais novos dos três filhos de um casal judeu falante do idioma ídiche. Quando Herschel ainda era criança, sua família mudou-se para Radom, uma cidade industrial onde havia uma grande população judaica. Em torno de 1930 Herschel havia concluído seus estudos e trabalhava ajudando o pai a fazer sapatos. Mais tarde, com a ajuda de um amigo, ele encontrou um emprego em tempo integral como pintor de paredes.

1933-39: Aos 20 anos de idade a carreira de Herschel como pintor foi interrompida por dois anos, pois foi recrutado para servir no exército, na Cavalaria Polonesa. Em agosto de 1939, quando os alemães ameaçavam atacar a Polônia, Herschel foi novamente convocado. Depois que a Alemanha ocupou a Polônia, ele conseguiu escapar de uma captura como prisioneiro de guerra e retornou para casa. Quando os alemães espancaram seu irmão mais velho, Itzik, ele pediu dinheiro emprestado e fugiu para a cidade de Slonim, a leste, na parte da Polônia ocupada pelos Soviéticos.

1940-41: Em Slonim Herschel encontrou de novo trabalho como pintor, mas em 1941 ele caiu de um andaime enquanto pintava e quebrou a perna. Ele estava no hospital quando os alemães atacaram a União Soviética em 22 de junho de 1941. Três dias mais tarde, as tropas alemãs atacaram Slonim. A maioria dos amigos de Herschel conseguiu escapar a tempo, mas Herschel não conseguiu e ficou indefeso no hospital. À medida que as tropas de combate alemãs avançavam rumo à União Soviética, eram acompanhadas pelos esquadrões móveis de extermínio destinados à matança dos judeus, como fizeram em Slonim.

Junto com outros pacientes do hospital de Slonim, Herschel foi fuzilado enquanto estava na cama do hospital. Ele tinha 25 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.