Hildegard (Hilda) Krakauerova Nitschkeova

Hildegard (Hilda) Krakauerova Nitschkeova

Data de Nascimento: 23 de agosto de 1913

Hodonin, Tchecoslováquia

Hilda era a mais nova dos seis filhos de um casal judeu que vivia em um pequeno município da Morávia, onde seu pai administrava uma loja de grãos e de tecidos. Sua família falava tcheco e alemão em casa. Quando jovem, Hilda era uma muito cheia de energia e competia na equipe de natação Maccabi*. Ela frequentava uma escola pública de ensino médio em Hodinin e queria ser assistente de dentista.

1933-39: Em fevereiro de 1933, Hilda mudou-se para a Morávia, capital de Brno, onde frequentou uma escola [técnica] de odontologia. Em 23 de dezembro de 1935, ela casou-se com Leo Nitschke, e dois anos depois graduou-se. Em março de 1939, os alemães ocuparam a Boêmia e a Morávia e rapidamente impuseram restrições sobre a população judaica. Os alemães despejaram os Nitschke de sua residência e, como Hilda era judia, foi proibida de tratar pacientes não-judeus.

1940-44: Os Nitschke foram morar com a família da irmã de Leo, Edita. Hilda foi trabalhar como assistente de um dentista judeu. Em junho de 1943, Hilda e Leo foram deportados, juntamente com a família de Edita, para o gueto de Theresienstadt, no oeste da Tchecoslováquia. No dia 28 de outubro de 1944, Hilda, Leo e a família de Edita foram deportados para Auschwitz. Lá, Hilda foi selecionada para o trabalho escravo. Ela foi transferida para o campo de concentração de Bergen-Belsen e trabalhou em uma fábrica de aviões em Raguhn.

Hilda retornou a Theresienstadt quando aquele gueto foi libertado, em maio de 1945. Depois da Guerra, ela retornou a Brno, onde tomou conhecimento que seu marido havia morrido em Auschwitz.

Macabi - Em homenagem aos Macabeus, os quais, apesar de se pequeno número, derrotaram os antigos gregos que conquistaram profanaram o Templo de Jerusalém, cerca de dois séculos antes da Era Comum.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.