Idzia Pienknawiesz

Idzia Pienknawiesz

Data de Nascimento: 1920

Kaluszyn, Polônia.

Idzia era a mais velha das duas filhas de um casal israelita que vivia a 56 quilômetros de Varsóvia, no pequeno município de Kaluszyn, de população predominantemente judaica. O pai de Idzia era dono de uma loja de bebidas e sua mãe era dona de casa. Idzia era muito amiga de um grupo de adolescentes judeus que estudavam na mesma escola pública, e eles passavam grande parte do seu tempo livre e das férias juntos.

1933-39: Normalmente, eu saio com meus amigos nas noites agradáveis de verão. Gostamos de caminhar pela rua principal e ir às confeitarias. Às vezes, a gente vai para o prédio da escola, que fica aberto durante a noite para atividades recreativas, e jogamos dominó ou damas. Mas agora, todo mundo está com medo de que a guerra estoure e, por isto, estamos ficando mais em casa. Todos os dias, ouvimos mais e mais notícias sobre lutas na fronteira entre as forças polonesas e alemãs.

1940-42: Os alemães ocuparam Kaluszyn. Sob ordens alemãs, o prefeito da cidade compôs um Conselho Judaico, do qual fazem parte meu pai e o pai do meu amigo Majlich. Eles, por sua vez, escolheram Majlich, eu e outros jovens para trabalhar no comitê judaico de saneamento. Uma das minhas funções é levar as mulheres até o único banheiro para judeus que restou na cidade, para que possam tomar banho. Já vimos diversos casos de tifo contraídos através de piolhos, e estamos tentando conter a disseminação desta doença mortal.

Em setembro de 1942, os pais de Idzia e outros 3.000 judeus foram deportados para um campo de extermínio. Em dezembro daquele mesmo ano, Idzia, também foi deportada para o mesmo campo, onde morreu aos 22 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.