Isadore Frenkiel

Isadore Frenkiel

Data de Nascimento: 1898

Gabin, Poland

Isadore e sua esposa Sossia tinham sete filhos do sexo masculino. Os nove Frenkiels, judeus religiosos e pobres, viviam em um apartamento de apenas um aposento em uma cidade perto de Varsóvia, de nome Gabin. Assim como a maioria dos demais habitantes do local, eles viviam no centro da cidade, perto de uma sinagoga. Isadore trabalhava de forma independente fazendo bonés, os quais vendia no mercado semanal da cidade, e também para a polícia e os militares.

1933-39: Isadore sentiu os efeitos econômicos da Grande Depressão, mas embora pobre, trabalhando muito, foi capaz de prover o sustento de sua família. Pouco após os alemães invadirem a Polônia, em 1 de setembro de 1939, os nazistas ocuparam Gabin. Dez pessoas foram assassinadas a tiros nas ruas; outras, como professores e médicos, foram levados à força para fora da cidade. Os soldados alemães encurralaram os judeus do sexo masculino na área do mercado, encharcaram as paredes da sinagoga com gasolina, e atearam fogo ao templo.

1940-42: Em 1941 os Frenkiels ouviram rumores de que os alemães estavam evacuando os moradores de algumas cidades e deportando os judeus que nelas residiam para um campo-de-extermínio. Um primo, que havia conseguido escapar dos transporte dos judeus para a morte, confirmou os rumores de que os judeus estavam sendo massacrados: "Os nazistas colocam você em um caminhão fechado, o sufocam com gases, e depois jogam seu corpo numa cova com fogo". O filho de Isadore, de apenas três anos, correu chorando para abraçar a mãe, e perguntou: "Eles vão me queimar também?" Isadore pediu que seu primo contasse o que sabia para as pessoas adultas dentre os judeus, mas eles não conseguiam acreditar que algo tão terrível assim acontecia, e pediram que ele fosse embora da cidade.

Em maio de 1942, os judeus de Gabin foram deportados para o campo de extermínio de Chelmno. Isadore, Sossia e quatro de seus filhos foram colocados em um veículo vedado, onde foram asfixiados com gases mortais vindos do exaustor da própria van.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.