Israel Cendorf

Israel Cendorf

Data de Nascimento: 19 de maio de 1902

Lodz, Polônia

Israel nasceu no seio de uma família hassídica [OBS: grupo místico judaico do leste europeu] em Lodz, na Polônia. Seus pais queriam que ele se tornasse rabino. Israel, porém, se rebelou e aprendeu sozinho o ofício de tipógrafo aos 16 anos de idade. Israel lia constantemente e aprofundava sua simpatia pela luta dos trabalhadores; logo começou a compor suas próprias músicas revolucionárias. Seu primeiro livro de poemas, "The Red Agenda" (A Agenda Vermelha), foi muito bem recebido.

1933-39: Em 1933, ano em que Hitler tornou-se chanceler da Alemanha, Israel se mudou para Paris. A cidade, contudo, estava arruinada pelo desemprego, e os imigrantes judeus corriam o perigo constante de serem deportados. Para sustentar sua família, Israel vendia madeira de porta em porta. Ao mesmo tempo, continuava a escrever. Israel ingressou no Sindicato dos Escritores e passou a escrever para a New Press.

1940-44: Os alemães ocuparam Paris em junho de 1940. Israel foi um partisan durante 11 meses, lutando junto à resistência anti-fascista, até ser preso e deportado para Pithiviers, um campo de trânsito com 2.000 judeus. Lá, ele ajudou a organizar a resistência, promoveu noites culturais e continuou a escrever. Israel ia de barraca em barraca, lendo seus poemas para os demais prisioneiros. Um desses poemas, "Our Courage Is Not Broken" (Inabalável é nossa coragem), era cantado como hino [proibido] do campo: "Implacável é nossa coragem/Quão admirável e bela é a vida..." Em maio de 1942, Israel foi colocado em um comboio para Auschwitz.

Israel morreu em Auschwitz. Muitos prisioneiros de Pithiviers cantavam sua canção "Implacável é nossa coragem" enquanto caminhavam para a morte nas câmaras de gás.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.