Itzik Rosenblat

Itzik Rosenblat

Data de Nascimento: 8 de janeiro de 1914

Varsóvia, Polônia

Itzik, também conhecido como Izak, era um dos três filhos de um casal judeu que falava o iídiche [língua dos judeus do leste da Europa, misto de alemão antigo e hebraico). Quando Itzik era pequeno, sua família mudou-se para a cidade de Radom. Itzik teve que deixar a escola quando tinha apenas 11 anos para se tornar um aprendiz de alfaiate de roupas femininas. Após treinar com diversos costureiros em Radom e em Varsóvia, ele retornou aos estudos e obteve um diploma de alfaiate.

1933-39: Em 1938, me casei com Taube Fishman, filha do meu primeiro patrão, após um namoro de treze anos que não era do agrado de sua família. Fomos morar em Radom, onde abri minha própria loja em nosso apartamento na Rua Zeromskiego nº 49. Em julho de 1939 tivemos um filho, Max. A Alemanha invadiu a Polônia em setembro daquele ano e ocupou nossa cidade no dia 8. Os alemães removeram à força todos os judeus de nossa rua, e então fomos deixados ao relento apenas com as roupas do corpo.

1940-44: O Conselho Judeu de Radom nos encaminhou a um barraco, que mais tarde passou a fazer parte de um gueto judeu. Eu fazia roupas para os alemães em troca de comida. Em 1942, os alemães ordenaram que eu e outros alfaiates fôssemos trabalhar em uma dos unidades de costura das SS. Uma noite em agosto, os soldados alemães entraram no gueto e começaram a atirar e a capturar pessoas para deportção. Tentei esconder minha família, mas fomos apanhados durante uma vistoria e minha esposa e meu filho foram arrancados dos meus braços. Eu fui obrigado a ficar no gueto como trabalhador escravo.

Dois anos depois, Itzik foi deportado, através de Auschwitz, para o campo de Vaihingen, onde foi libertado pelas tropas francesas em 5 de abril de 1945. Em 1950, ele emigrou para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.