Jacob Unger

Jacob Unger

Data de Nascimento: 14 de julho de 1871

Polônia

Jacob vivia em Essen, Alemanha, quando conheceu, se apaixonou, e se casou com Erna Schumer. Assim como ele, Erna vinha da uma família judia religiosa. O casal teve dois filhos: Max, nascido em 1923, e Dora, nascida em 1925. Durante o dia, Jacob trabalhava como vendedor e à noite ensinava hebraico.

1933-39: Em 1933, quando Hitler subiu ao poder, Jacob foi a Amsterdã explorar a possibilidade de se mudar com a família para aquela cidade. Erna, entretanto, não queria deixar suas três irmãs que viviam em Essen, e também acreditava que a família estaria segura se permanecesse na Alemanha. Após os massacres perpetrados em toda a Alemanha no mês de novembro de 1938 [Kristallnacht, a Noite dos Cristais], os Ungers finalmente fugiram para a Holanda. Lá, como refugiados sem quaisquer recursos, a família Unger teve que ser dividida: Max e Dora foram entregues aos cuidados de organizações judaicas.

1940-44: Os alemães invadiram a Holanda em maio de 1940. Durante três anos, Erna e Jacob viveram em esconderijos. [Após serem descobertos] no dia 17 de abril de 1943, foram enviados ao campo de trânsito de Westerbork, na Holanda, de onde foram deportados sete dias depois para o campo de extermínio de Sobibor, na Polônia.

Em 1943, Jacob foi envenenado nas câmaras de gás de Sobibor. Ele tinha 72 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.