Johanna (Hanne) Hirsch

Johanna (Hanne) Hirsch

Data de Nascimento: 28 de novembro de 1924

Karlsruhe, Alemanha

Hanne nasceu no seio de uma família judia na cidade alemã de Karlsruhe. Seu pai, Max, era fotógrafo. Quando ele faleceu, em 1925, a mãe de Hanne, Ella, conseguiu tocar os negócios e manter aberto o estúdio. Em 1930 Hanne ingressou na escola pública.

1933-39: Em abril de 1933, durante o boicote anti-judeu, nosso estúdio, tal qual aconteceu com outros negócios de propriedade de judeus em Karlsruhe, foi coberto por cartazes que diziam: "Não compre de judeus." Na escola, uma colega de classe me deixou tão furiosa com seus insultos que rasguei a sua blusa. Depois dos massacres de novembro de 1938, o studio teve muito trabalho devido às fotos que todos judeus tinham que tirar para as novas carteiras de identificação marcadas com a letra "J". O estúdio permaneceu aberto até o dia 31 de dezembro, quando todos os negócios de propriedade de judeus foram obrigados a fechar.

1940-44: Em 1940 fomos deportados para Gurs, um campo de detenção do regime francês colaboracionista de Vichy, na fronteira da França com a Espanha. Lá eu soube, através de uma assistente social, que um pastor protestante da vila de Le Chambon queria tirar as crianças do campo. Esta assistente social da Children's Aid Society conseguiu me tirar do campo. Estar livre era maravilhoso. Entretanto, em 1942 os grupos alemães que caçavam judeus chegaram até a pequena Le Chambon, e eu fui enviada para dois esconderijos em fazendas diferentes. Os fazendeiros estavam felizes por poder nos ajudar. Um deles disse: "Ainda que a gente fique com menos, queremos prestar auxílio a mais pessoas". No início de 1943 escapei para a Suíça.

Depois da guerra, Hanne viveu em várias cidades suiças. Em 1945, ela casou-se com Max Liebmann, teve uma filha, e três anos mais tarde a família emigrou para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.