Karl-Heinz Kusserow

Karl-Heinz Kusserow

Data de Nascimento: 7 de dezembro de 1917

Bochum, Alemanha

Karl-Heinz nasceu durante a Primeira Guerra Mundial, quando seu pai integrava o exército alemão. Após a Guerra, seus pais luteranos passaram a ser Testemunhas de Jeová e ministravam lições bíblicas a seus filhos diariamente. Quando Karl-Heinz completou 13 anos de idade, a família se mudou para a rústica cidade vestfaliana de Bad Lippspringe. Assim, tornaram-se a sede de uma nova congregação das Testemunhas de Jeová.

1933-39: Devido ao seu trabalho missionário e a obediência exclusiva a Deus e a seus mandamentos, as Testemunhas de Jeová tiveram suas atividades banidas pelos nazistas. Após 1936, a casa dos Kusserows foi muitas vezes vasculhada, e algumas de suas publicações religiosas, confiscadas; os pais de Karl-Heinz foram presos mais de uma vez. A família continou oferecendo refúgio a membros da mesma fé e também promovendo ilegalmente estudos bíblicos em sua residência.

1940-44: O irmão de Karl-Heinz, Wilhelm, foi executado em abril de 1940 por se recusar a servir o exército alemão, pois dizia que tal serviço representaria uma violação do mandamento divino "não matarás". A Gestapo assistiu ao seu funeral e, sete semanas depois, prendeu Karl-Heinz devido a uma oração que o mesmo fez durante os serviços fúnebres de seu irmão. Ao se recusar a saudar Hitler, recebeu uma pancada, caiu e foi espancado. Ele passou dois meses na prisão, onde foi torturado, e por fim transferido para o campo de concentração de Sachsenhausen. Dois anos mais tarde, o enviaram para Dachau.

Karl-Heinz foi liberto do campo de Dachau em junho de 1945. Gravemente doente com tuberculose, ele morreu em Bad Lippspringe no ano seguinte. Ele tinha 28 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.