Karl-Heinz Kusserow
Data de Nascimento: 7 de dezembro de 1917
Bochum, Alemanha
Karl-Heinz nasceu durante a Primeira Guerra Mundial, quando seu pai integrava o exército alemão. Após a Guerra, seus pais luteranos passaram a ser Testemunhas de Jeová e ministravam lições bíblicas a seus filhos diariamente. Quando Karl-Heinz completou 13 anos de idade, a família se mudou para a rústica cidade vestfaliana de Bad Lippspringe. Assim, tornaram-se a sede de uma nova congregação das Testemunhas de Jeová.
1933-39: Devido ao seu trabalho missionário e a obediência exclusiva a Deus e a seus mandamentos, as Testemunhas de Jeová tiveram suas atividades banidas pelos nazistas. Após 1936, a casa dos Kusserows foi muitas vezes vasculhada, e algumas de suas publicações religiosas, confiscadas; os pais de Karl-Heinz foram presos mais de uma vez. A família continou oferecendo refúgio a membros da mesma fé e também promovendo ilegalmente estudos bíblicos em sua residência.
1940-44: O irmão de Karl-Heinz, Wilhelm, foi executado em abril de 1940 por se recusar a servir o exército alemão, pois dizia que tal serviço representaria uma violação do mandamento divino "não matarás". A Gestapo assistiu ao seu funeral e, sete semanas depois, prendeu Karl-Heinz devido a uma oração que o mesmo fez durante os serviços fúnebres de seu irmão. Ao se recusar a saudar Hitler, recebeu uma pancada, caiu e foi espancado. Ele passou dois meses na prisão, onde foi torturado, e por fim transferido para o campo de concentração de Sachsenhausen. Dois anos mais tarde, o enviaram para Dachau.
Karl-Heinz foi liberto do campo de Dachau em junho de 1945. Gravemente doente com tuberculose, ele morreu em Bad Lippspringe no ano seguinte. Ele tinha 28 anos de idade.