Kato Dicker Nagy

Kato Dicker Nagy

Data de Nascimento: 2 de fevereiro de 1912

Ujpest, Hungria

A quarta de cinco filhos, Kato nasceu no seio de uma família judia que possuía uma bem sucedida loja de móveis e uma madeireira em Ujpest, a oito quilômetros de Budapeste. Ainda menina, em sua grande casa, Kato gostava de cantar e tocar violino na "orquestra" composta por membros de sua família. Ela também era esportista e gostava de nadar, andar de bicicleta e jogar tênis. Acima de tudo, Kato gostava de remar no Danúbio com suas amigas.

1933-39: Recém-casada, me mudei para Zagyvapalfalva, uma cidade a nordeste de Budapeste, onde havia apenas cinco ou seis famílias judias. Lá, meu marido possuía um grande armazém onde eu trabalhava na caixa de registro. Fazíamos piqueniques e outras atividades ao ar live juntamente com o tabelião, o chefe dos correios, outros amigos e seus familiares, até o ano de 1939. Os jovens nazistas nos amedrontavam quando cantavam temas de anti-semitismo e batiam nas nossas janelas à noite. Um deles era o filho adolescente do tabelião.

1940-44: No dia 19 de março de 1944, os alemães invadiram a Hungria. Alguns meses depois, meu bebê e eu fomos deportados. Apertados em um sufocante vagão para transporte de gado, durante três dias infernais, eu amamentei Sandor e também o bebê de uma amiga cujo leite havia secado. Ao nos ajudar a descer do trem em Auschwitz, um homem cochichou para mim: "Entregue o seu bebê para uma mulher mais velha que poderá cuidar dele enquanto você trabalha. À noite, você poderá vê-lo novamente". Aquilo me acalmou um pouco e, então, entreguei o meu Sanyika [diminutivo de Sandor] a uma mulher idosa e implorei para que ela tomasse conta dele.

Kato, com 34 anos, foi selecionada para o trabalho escravo. Ela ficou sabendo mais tarde que os bebês e os idosos haviam sido assassinados nas câmaras de gás tão logo chegaram ao campo. Kato foi libertada do campo de Mauthausen em 1945.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.