Kornelia Mahrer Deutsch

Kornelia Mahrer Deutsch

Data de Nascimento: 7 de abril de 1904

Budapeste, Hungria

Kornelia era chamada de Nelly pela família e pelas amigas. Ela era a mais velha das duas filhas de um casal judeu que morava em Budapeste, Hungria. Seu pai havia lutado no exército húngaro durante a Primeira Guerra Mundial. Kornelia estudou em escola pública e, mais tarde, trabalhou como escrituraria em uma fábrica de sabão. Em 1928, ela se casou com Miksa Deutsch, um empresário que vendia fósforos.

1933-39: O marido de Kornelia era religioso e os três filhos do casal frequentavam escolas judaicas. Na Hungria, Miksa e seu irmão eram os únicos distribuidores de fósforos fabricados na Suécia, e os negócios prosperavam. Em maio de 1939, o governo húngaro começou a limitar o número de judeus que podiam ser empregados por uma empresa, obrigando os Deutsche a despedirem alguns de seus funcionários.

1940-44: Em 1940, Miksa foi recrutado para prestar serviços ao exército húngaro. Mais tarde, ele foi forçado a entregar o controle dos negócios da família a um irmão do primeiro-ministro da Hungria. Depois que os alemães ocuparam Budapeste, em março de 1944, os judeus foram obrigados a mudar para casas especiais, marcadas com Estrelas de Davi. Em outubro de 1944, os fascistas húngaros começaram a caçar os judeus em suas casas. Através da embaixada da Suíça, Kornelia recebeu uma oferta de trabalho em um orfanato mas, em 15 de novembro, antes sequer de haver aceito o emprego, ela foi presa.

Kornelia escapou da detenção, mas foi recapturada e deportada para o campo de concentração de Ravensbrueck, na Alemanha, onde morreu. Seus três filhos sobreviveram à Guerra.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.