Maria Nemeth

Maria Nemeth

Data de Nascimento: 14 de dezembro de 1932

Szentes, Hungria

Os pais de Maria viviam em Szentes, uma cidade localizada no sudeste da Hungria a cerca de 48 quilômetros da cidade de Szeged. Sua mãe, Barbara, havia nascido na vizinha cidade de Hodmezovasarhely, mas havia se mudado para Szentes quando se casou. O pai de Maria era dentista.

1933-39: Maria nasceu em 1932. Em 1937, sua mãe contratou uma jovem austríaca para trabalhar com a família e ajudar Maria a aprender alemão.

1940-44: Em março de 1944, as tropas alemãs ocuparam a Hungria. Membros do partido fascista húngaro, a Cruz de Flechas, confiscaram o armazém dos avós de Maria. Ela, seus pais, avós, tio, tia e suas famílias estavam dentre os milhares de judeus do local e das cidades vizinhas a Szeged que foram deportados para um gueto provisório no local do campo de esportes Rokus e das olarias [OBS:fonde se azem cerâmica e tijolos] de Szeged. Os Nemeths foram deportados de Szeged para a Áustria, passando pelo campo de concentração de Strasshof, até serem aprisionados em um campo de trabalhos escravos no pequeno vilarejo agrícola de Goestling an der Ybbs.

Poucos dias antes das forças norte-americanas chegarem àquela região, os covardes soldados das SS metralharam oitenta judeus antes de escapar, e dentre eles estavam Maria e sua família. Ela tinha apenas 13 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.