Martin Weiss

Martin Weiss

Data de Nascimento: 28 de janeiro de 1929

Veľká Poľana, Tchecoslováquia

Martin foi um dos nove filhos de casal de judeus ortodoxos nascido em Veľká Poľana, um vilarejo rural nas montanhas dos Cárpatos. Seu pai era dono de uma pequena fazenda e negociava a venda de carnes, enquanto sua mãe cuidava dos filhos e da casa. Toda a família ajudava a cuidar dos cavalos e das vacas.

1933 a 1939: Martin frequentou as escolas públicas checoslovacas do vilarejo, que eram bastante progressistas. Como muitas outras crianças, ele ansiava por deixar a vida provinciana de Veľká Poľana. Entre 1938 e 1939, sua vida mudou drasticamente quando a Alemanha nazista e seus aliados desmembraram a então Tchecoslováquia. Tropas húngaras ocuparam Veľká Poľana, e os judeus passaram a ser alvo de leis discriminatórias. As escolas checoslovacas foram fechadas, e os alunos tiveram que aprender o idioma dos invasores húngaro. Os moradores se ressentiam dos novos governantes, e as liberdades democráticas de que haviam desfrutado na Tchecoslováquia desapareceram.

1940 a 1944: Após o ataque da Alemanha nazista à então União Soviética em 1941, as condições em Veľká Poľana pioraram. A Hungria, aliada da Alemanha nazista, uniu-se à invasão da aldeia. Dois dos irmãos mais velhos de Martin foram forçados a trabalhar em batalhões húngaros de trabalho escravo. Logo em seguida, a família soube que alguns judeus da região haviam sido deportados para a Ucrânia, ocupada pelos alemães, onde foram assassinados através de execuções em massa. Em março de 1944, a Alemanha ocupou a Hungria e, algumas semanas depois, os gendarmes húngaros transportaram os judeus do vilarejo, dentre eles a família de Martin, para o gueto de trânsito de Munkács e, em maio, eles foram deportados para o centro de extermínio de Auschwitz-Birkenau, onde passaram por um processo de seleção de trabalho. Martin, seu pai, seu irmão, duas irmãs e dois tios foram selecionados para o trabalho escravo, mas os outros membros de sua família, incluindo sua mãe e suas duas irmãs mais novas, foram enviados para as câmaras de gás. Martin e seu pai foram enviados para o campo de concentração de Mauthausen e, em seguida, para o subcampo de Melk, onde foram forçados a cavar túneis na encosta das montanhas. Seu pai morreu naquele local.

Em maio de 1945, Martin foi libertado pelas tropas americanas no subcampo de Gunskirchen, que era parte do complexo de Mauthausen. Ele retornou à Tchecoslováquia, onde encontrou alguns familiares sobreviventes. Em 1946, Martin e dois de seus irmãos emigraram para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.