Michael von Hoppen Waldhorn

Michael von Hoppen Waldhorn

Data de Nascimento: 25 de maio de 1889

Tysmenichany, Polônia

Michael nasceu em um vilarejo na região sudeste da Galícia, que era uma província austríaca antes de se tornar parte da Polônia em 1918. Filho de pais judeus, Michael foi oficial do exército austro-húngaro até o final da Primeira Guerra Mundial. Depois daquela guerra, Michael e sua esposa, judia húngara, fixaram residência em Paris, onde passou a ser chamado de Michel. Ali, eles criaram seus três filhos.

1933-39: A família de Michael vivia em uma situação melhor em Paris do que havia vivido no leste europeu. Em Paris, Michael tornou-se um comerciante razoavelmente bem-sucedido, conseguindo abrir duas lojas de artigos não perecíveis, e seus filhos lá tiveram boas oportunidades educacionais. Em Paris, a família também se sentia protegida do antissemitismo que estava se alastrando na Alemanha.

1940-42: A Alemanha derrotou a França em 1940. Como Michael não era cidadão francês, ele corria o risco de ser deportado imediatamente com outros judeus estrangeiros. Em 1941, ele teve suas lojas e uma barraca no mercado tomada pelos nazistas; e foi aprisionado em Drancy por seis meses. Em julho de 1942, um mês após os judeus serem obrigados a usar a estrela judaica em público, Michael foi preso na rua pela polícia francesa e novamente enviado para Drancy. Após seis dias, os alemães jogaram Michael e outros judeus nascidos na Polônia em um trem para transporte de gado.

Michael foi asfixiado na câmara de gás pouco após sua chegada a Auschwitz, no dia 24 de julho de 1942. Ele tinha 53 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.