Mordecai Pinchas Szabasson

Mordecai Pinchas Szabasson

Data de Nascimento: 1908

Kozienice, Polônia

Mordecai, conhecido em ídiche [OBS: língua dos judeus do leste da Europa] como Motl, nasceu no seio de uma família judia religiosa com seis filhos. Sua terra natal, Kozienice, localizada próxima a uma floresta de bétulas, abrigava uma importante indústria madeireira. Ao terminar o segundo grau, Mordecai entrou para o ramo madeireiro. Sua pequena e bem sucedida empresa comprava e vendia pedaços de madeira.

1933-39: Alguns meses após setembro de 1939, quando houve a invasão da Polônia pelos alemães, o pai de Mordecai foi aconselhado a ir embora pois, como membro influente da comunidade, corria grande risco de de ser preso pelos alemães. Mordecai fugiu com seu pai, irmã, cunhado e namorada para a área da Polônia ocupada pelos soviéticos, onde esperavam encontrar abrigo. No caminho, Mordecai se casou com sua namorada.

1940-41: Após cruzar clandestinamente e em segurança a fronteira entre as partes da Polônia ocupadas por soviéticos e alemães respectivamente, Mordecai conseguiu emprego na indústria madeireira local, controlada pelos soviéticos, perto de Lvov, até 1941, quando os alemães invadiram o oeste da Ucrânia. Com a invasão, as unidades móveis de extermínio dos nazistas (Einsatzgruppen) deram início ao rápido extermínio em massa de dezenas de milhares de judeus da região.

Depois dele haver completado 33 anos de idade, não mais se ouviu de Mordecai ou de sua família. Provavelmente, eles foram alguns dos milhares de judeus assassinados pelas Einsatzgruppen.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.