Robert Oelbermann
Data de Nascimento: 24 de abril de 1896
Bonn, Alemanha
Em 1919, Robert e seu irmão Karl fundaram um grupo de jovens entitulado Nerother Bund, na região de Colônia, Alemanha. A exemplo de outros grupos juvenis alemães da época, aquele era voltado para a integração dos jovens com a natureza através de acampamentos e caminhadas. Devido à intensa camaradagem masculina na adolescência por vezes surgiam relacionamentos homossexuais entre eles, mas o grupo Nerother Bund não os discriminava, como faziam inúmeros grupos de jovens alemães na época.
1933-39: Logo após a tomada do poder, em 1933, os nazistas dissolveram todos os grupos juvenis independentes, e insistiu para que seus membros participassem do movimento da Juventude Hitlerista. Robert recusou-se e, secretamente, manteve sua conexão com o Nerother Bund. Em 1936, ele foi condenado, de acordo com o parágrafo 175 do novo código penal nazista, o qual havia tornado ilegal a homossexualidade. Robert foi preso em conjunto com outros 13 membros do grupo.
1940-41: Robert foi um entre os mais de 50.000 homens condenados por infringirem o parágrafo 175 durante o regime nazista. Em 1941 ele já havia sido transferido para o campo de concentração de Dachau onde, como a maioria dos condenados sob o parágrafo 175, foi obrigado a portar um distintivo cor de rosa, de forma triangular, que o identificava como homossexual. Aqueles condenados eram geralmente segregados em barracas separadas, sujeitos a tratamento particularmente cruel, e muitas vezes eram ostracizados por outros grupos de prisioneiros.
Robert morreu em Dachau em 1941 aos 44 anos de idade. Os detalhes da sua morte são desconhecidos.