Robert Oelbermann

Robert Oelbermann

Data de Nascimento: 24 de abril de 1896

Bonn, Alemanha

Em 1919, Robert e seu irmão Karl fundaram um grupo de jovens entitulado Nerother Bund, na região de Colônia, Alemanha. A exemplo de outros grupos juvenis alemães da época, aquele era voltado para a integração dos jovens com a natureza através de acampamentos e caminhadas. Devido à intensa camaradagem masculina na adolescência por vezes surgiam relacionamentos homossexuais entre eles, mas o grupo Nerother Bund não os discriminava, como faziam inúmeros grupos de jovens alemães na época.

1933-39: Logo após a tomada do poder, em 1933, os nazistas dissolveram todos os grupos juvenis independentes, e insistiu para que seus membros participassem do movimento da Juventude Hitlerista. Robert recusou-se e, secretamente, manteve sua conexão com o Nerother Bund. Em 1936, ele foi condenado, de acordo com o parágrafo 175 do novo código penal nazista, o qual havia tornado ilegal a homossexualidade. Robert foi preso em conjunto com outros 13 membros do grupo.

1940-41: Robert foi um entre os mais de 50.000 homens condenados por infringirem o parágrafo 175 durante o regime nazista. Em 1941 ele já havia sido transferido para o campo de concentração de Dachau onde, como a maioria dos condenados sob o parágrafo 175, foi obrigado a portar um distintivo cor de rosa, de forma triangular, que o identificava como homossexual. Aqueles condenados eram geralmente segregados em barracas separadas, sujeitos a tratamento particularmente cruel, e muitas vezes eram ostracizados por outros grupos de prisioneiros.

Robert morreu em Dachau em 1941 aos 44 anos de idade. Os detalhes da sua morte são desconhecidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.