Robert T. Odeman

Robert T. Odeman

Data de Nascimento: 30 de novembro de 1904

Hamburgo, Alemanha

Nascido Martin Hoyer, Robert assumiu o nome artístico de Robert T. Odeman quando iniciou sua carreira profissional como ator e músico. Robert era pianista clássico e dava concertos por toda a Europa, mas uma lesão na mão terminou tragicamente a sua carreira de concertista.

1933-39: Em 1935, Robert abriu um cabaré em Hamburgo. No ano seguinte os nazistas o fecharam, alegando o mesmo ser local politicamente subversivo. Robert mudou-se para Berlim, onde desenvolveu um relacionamento íntimo com um amigo que foi pressionado a denunciá-lo para a Gestapo. Em novembro de 1937, Robert foi preso de acordo com o parágrafo 175 do código penal, então revisado pelos nazistas, que criminalizava a homossexualidade. Ele foi condenado a 27 meses de prisão.

1940-44: Robert foi libertado da prisão em 1940, mas permaneceu sob vigilância policial, que monitorava sua correspondência com um amigo meio-judeu em Munique, e com outros amigos no exterior. Em 1942, Robert foi preso novamente sob o pretexto do parágrafo 175 e deportado para o campo de concentração de Sachsenhausen. Lá, ele foi designado para exercer trabalhos gerais de escritório. Em uma marcha forçada, daquele campo rumo ao Mar Báltico, em abril de 1945, Robert, que na época tinha 40 anos, conseguiu fugir juntamente com outros dois condenados por homosexualidade.

Após a Guerra, Robert retornou a Berlim, onde trabalhou como escritor e compositor. Ele veio a falecer em 1985.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.