Shlomo Reich

Shlomo Reich

Data de Nascimento: 18 de junho de 1914

Lodz, Polônia

Shlomo era um dos sete irmãos nascidos da família Reich, na cidade de Lodz. Os Reich eram judeus religiosos, e o pai de Shlomo, que era hassídico [religioso místico], não cortava o cabelo das têmporas [conforme tradição da religião judaica] e usava um chapéu de pele que indicava a sua linha de pertinência religiosa. Todos os dias, depois das aulas na escola pública, Shlomo estudava na Ostrovtze Yeshiva, uma academia rabínica onde ele estudava os textos sagrados do judaísmo. O pai de Shlomo era dono de uma fábrica de cadarços.

1933-39: Os alemães invadiram Lodz em setembro de 1939 e começaram a criar medidas anti-semitas. Os judeus não podiam usar transporte público, sair da cidade sem permissão especial ou ter carros ou rádios. Por fim, as casas dos judeus foram confiscadas.

1940-44: No início do inverno de 1940, os alemães criaram um gueto em Lodz, e os judeus da cidade foram concentrados lá. A família Reich também foi levada para lá e todos moravam em um único e pequeno cômodo. Shlomo encontrou trabalho em uma fábriqueta de roupas no gueto, onde recebia uma sopa rala no almoço. Após quatro anos, Shlomo foi deportado, no final do verão de 1944, para trabalhar como escravo no campo de concentração de Dachau, na Alemanha.

Shlomo foi libertado na primavera de 1945. Depois da Guerra, ele descobriu que quatro de seus seis irmãos e irmãs também haviam sobrevivido. Ele emigrou para os Estados Unidos em 1946.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.