Tomasz (Toivi) Blatt

Tomasz (Toivi) Blatt

Data de Nascimento: 15 de abril de 1927

Izbica, Polônia

Tomasz nasceu no seio de uma família judia em Izbica, um município polonês com mais de 90 por cento da população composta por judeus, a maioria deles religiosos. O pai de Tomasz tinha uma loja de bebidas.

1933-39: Em setembro de 1939, um tambor soou na praça principal chamando os moradores para receberem a notícia de que a Alemanha havia invadido a Polônia. Mais notícias hegaram em seguida: a União Soviética estava invadindo pelo leste. Não sabíamos o que fazer. Algumas pessoas diziam para corrermos para o lado soviético, outras, incluindo meus pais, decidiram ficar em Izbica. Meu pai explicou sua decisão dizendo: "os alemães podem ser anti-semitas, mas são seres humanos".

1940-43: Em 1943, fui deportado para o campo de extermínio de Sobibor e lá participei da revolta [a Revolta de Sobibor] naquele mesmo ano. Durante a fuga efetuada através da revolta, os prisioneiros escapavam desesperadamente por um dos buracos cortados na cerca de arame farpado. Não dava para esperar em fila, havia metralhadoras atirando em nós. Os que iam adiante de mim subiram na cerca e, quando eu estava na metade do caminho, a cerca caiu, me prendendo embaixo dela e isto me salvou. Os primeiros que conseguiram escapar pisaram em solos minados [por bombas enteradas] e explodiram. Depois que a maioria havia conseguido passar, tirei meu casaco, que estava preso na cerca, e corri para a floresta.

Tomasz se escondeu e trabalhou como mensageiro na resistência [partisans] polonesa. Após a Guerra ele permaneceu na Polônia mas, em 1959 mudou-se para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.