Testemunho

Cecilie Klein-Pollack descreve sua deportação do gueto de Huszt

Cecilie era a mais nova de seis irmãos nascidos em uma família judia religiosa de classe média. Em 1939, a Hungria ocupou a região em que Cecilie morava na Tchecoslováquia. Os membros da sua família foram aprisionados. Os alemães ocuparam a Hungria em 1944. Cecilie e sua família tiveram que se mudar para um gueto em Huszt e posteriormente foram deportados para Auschwitz. Cecilie e sua irmã foram escolhidas para o trabalho forçado; o resto da sua família foi envenenada por gás na chegada. Cecilie foi transferida para diversos outros campos, nos quais trabalhou em fábricas. As forças Aliadas a libertaram em 1945. Após a guerra, ela reencontrou seu noivo e casou-se com ele.

Transcrição

Eles nos disseram, no dia anterior, que podíamos fazer uma mala pequena e que devíamos estar prontos para deixar o gueto. Quando chegamos à uma fábrica de tijolos, eles começaram a nos revistar de novo. Havia lá também um agente da SS, e toda mulher e toda menina tinha que tirar a roupa, ficar nua. Nos revistavam por dentro, procurando objetos de valor. Minha mãe era uma pessoa muito religiosa e eu só conseguia pensar em como era horrível para ela passar por uma provação tão terrível. Quando terminou, a minha mãe pegou o bebê da minha irmã, porque ela estava segurando o menino, Danny, e ela tinha uma garrafa de leite para dar para ele. E o agente da SS pegou a garrafa de leite e disse: "Vamos ver, sua vaca, o que você tem aqui." A minha mãe implorou, disse que a criança precisava do leite. Pediu para que não tirassem o leite de seu neto. Ele começou a bater nela com um chicote. Quando eu vi que ela estava apanhando, eu gritei, assim pelo menos chamei a atenção dele para mim. Então, a minha mãe correu para dentro daqueles trens que estavam ali. Estávamos todos entrando neses trens de gado. Eu chamei a atenção dele para mim e ele começou a me bater com aquele chicote e, finalmente, consegui fugir também. Até que enfim estávamos no trem de gado.


Tags


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Dividir

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.