Joseph e sua família eram católicos romanos. Após a Alemanha invadir a Polônia, em 1939, se iniciaram atividades de captura de poloneses para serem levados para trabalhar como escravos na Alemanha . Joseph conseguiu escapar da prisão duas vezes, mas na terceira vez, em 1941, ele foi deportado para um campo de trabalho forçado em Hannover, na Alemanha. Por mais de quatro anos ele foi obrigado a trabalhar na construção de abrigos anti-aéreos de concreto. Com a libertação pelas tropas norte-americanas em 1945, o campo em que ele estava foi transformado em um campo de deslocados de guerra. Joseph lá permaneceu até conseguir um visto para entrar nos Estados Unidos em 1950.
Quando nós estávamos trabalhando, havia muitas pessoas, eram poloneses e de outras nacionalidades: italianos, franceses e os...nós não conversávamos muito porque, hum, os alemães eram como chefes e vigias, tinha poucos vigias com armas, para que você não fugisse, nós só tínhamos, nós não podíamos conversar muito. Se você, se você conversasse, imediatamente eles veriam e você seria atacado, então nós, nós tínhamos que só trabalhar. Nós só conversávamos uns com os outros muito inho Nós conversávamos entre nós, poloneses, mas eles não ouviam, os alemães não ouviam. Eles sempre nos vigiavam para que fizéssemos um bom trabalho, e se você fizesse alguma coisa errada, então, você apanhava muito com a pá ou com o rifle. Se, às vezes..., bem, um dia eu tive que trazer cimento de um trem.Dois homens pegavam aquilo, um saco de cimento e colocavam no seu ombro e você precisava colocar aquilo no depósito. Você tinha que correr. Quando chovia, ficava uma sujeira. Então, se o saco de cimento rasgasse, você apanhava. Não era sua culpa, mas você tinha que ter cuidado, eles eram bem rígidos com sabotagem. Nós não podíamos fazer sabotagem na Alemanha, porque mesmo que você tentasse, aquilo custaria a sua vida.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.