Testemunho

Tina Strobos descreve o esconderijo e o sistema de alarme de sua casa

Tina era estudante de medicina quando os alemães invadiram a Holanda, em maio de 1940. Ela e as colegas de um grupo feminino de estudantes juntaram-se à resistência, e ela escondeu judeus em casa desde o início da Guerra. Tina ajudou a retirar clandestinamente crianças judias dos guetos, encontrou esconderijos para elas, falsificou passaportes e serviu como mensageira para a Resistência.

Transcrição

Quando começamos a trazer pessoas, percebemos que elas teriam que fugir se a Gestapo aparecesse. No primeiro andar [da nossa casa] havia um botão elétrico que abria a porta do andar de baixo, e de cima era possível olhar por uma janela e ver o primeiro piso, para saber quem [estava] chegando. Tínhamos também um alarme no terceiro andar, o qual tocávamos para que as pessoas que estivessem escondidas lá saíssem pela janela, pela calha e fugissem, indo para o porão na parte de trás da casa, da escola que estava ligada à nossa casa. [O prédio tinha duas alas] uma na frente, que era a escola em si mesma, e nós tínhamos a outra ala, e na parte de trás [da casa] ficava a escola, atrás do quintal, e lá havia um sótão ao qual nós tínhamos acesso. Então eles podiam se esconder lá. Nós criamos um trajeto para as fugas. Ensaiamos aquilo, saindo pela janela e para fora, em silêncio, bem rápido. Então, quando a hora [de preparar o refúgio] um homem chegou na nossa casa dizendo: "Sou carpinteiro da resistência". Ele tinha ferramentas, parecia tão honesto e confiável que confiamos nele. Minha mãe disse: "Você conhece este homem?" Eu disse: "Não, mas vamos deixá-lo fazer um esconderijo". E ele fez um esconderijo tão bom que, quando eu volto para aquela casa, tenho dificuldades para encontrá-lo. Não cabem muitas pessoas lá, só duas ou três, sentadas e bem apertadinhas.


Tags


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.