Testemunho

Vladka (Fagele) Peltel Meed descreve as deportações da sua mãe e do seu irmão, do gueto da Varsóvia para Treblinka

Vladka era membro do movimento juvenil Zukunft, ligado ao Partido Socialista Judaico, o Bund. Durante a Guerra, ela trabalhou ativamente no movimento de resistência do gueto de Varsóvia, como membro da Organização Judaica Combatente, ZOB. Em dezembro de 1942, ela conseguiu passar clandestinamente para o lado ariano [não judeu], de Varsóvia para obter armas e descobrir esconderijos para crianças e adultos. Ela tornou-se mensageira da resistência judaica e dos judeus que se refugiavam em campos, florestas e em outros guetos.

Transcrição

Quando veio a deportação, e ela [minha mãe] estava para ser deportada com o meu irmão, eu queria tirá-los da Umschlagplatz, o ponto onde os nazistas colocaram todos os judeus para serem deportados. Eu pensei que talvez pudesse subornar um dos policiais na minha casa. Eu tinha um pequeno relógio e alguns outros objetos e, às vezes, por algum dinheiro os policiais retiravam pessoas da Umschlagplatz. Então, fui falar com um deles, mas nada funcionou. Finalmente decidi que iria para junto da minha mãe e do meu irmão. Eu havia dito a eles que eu iria junto quando eles fossem deportados, e segui para a Umschlagplatz mas, de alguma forma, não conseguia me decidir e não conseguia me forçar a chegar até lá porque havia tomado conhecimento pelos membros da resistência de que aquelas deportações não levavam os judeus para outros lugares comuns. Não sei se foi minha juventude ou se porque não a escutei, mas até hoje isto me persegue. E ela se foi com o meu irmãozinho, e ele me enviou um recado dizendo que eles estavam com fome, mas que eles iriam porque antes de entrarem no trem, os nazistas distribuíam pão e marmelada, e as pessoas acreditavam que estavam sendo levadas para serem relocadas em outras cidades, quando na verdade eles seriam levadas para Treblinka, para as câmaras de gás.

 


Tags


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Dividir

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.