Charge da propaganda nazista de autoria de Seppla (Josef Plank), um cartunista político. Alemanha, data incerta [provavelmente feita durante a Segunda Guerra Mundial].
A partir da década de 1920, os disseminadores da propaganda nazista passaram a promover o mito antissemita de que os judeus estariam envolvidos em uma conspiração maciça para dominar o mundo. Esta falsificação da realidade alegava que o “judaísmo internacional” utilizava várias pessoas e grupos como parte de um plano maior para uma conquista do globo, pois naquela época, um polvo estendendo seus tentáculos sobre o globo era uma metáfora visual comum e de fácil entendimento para a difusão desta mentira.
Seppla provavelmente criou esta caricatura no início da década de 1940, quando a Alemanha nazista já havia entrado em guerra contra a Grã-Bretanha. O cartoon mostra o político britânico Winston Churchill como um polvo; e acima de sua cabeça está a Estrela de David, símbolo judaico. Os tentáculos parecem já estar perdendo seu controle sobre o mundo. No desenho animado, a Europa é mostrada como já livre de seu controle.
No desenho de Seppla, o polvo parece simbolizar tanto o mito antissemita do “judaísmo internacional” quanto a Grã-Bretanha. A imagem sugere que Churchill é apenas uma ferramenta na suposta “conspiração” [judaica]. A imagem também sugere que os judeus e a Grã-Bretanha serão utlimamente derrotados [pela Alemanha].
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.