
Propaganda e Censura Nazistas
Os nazistas queriam que os demais alemães apoiassem sua ditadura e acreditassem em suas idéias. Com este objetivo em mente, eles tentaram controlar todos os meios de comunicação do país por meio da censura e da propaganda, incluíndo o controle sobre jornais, revistas, livros, arte, teatro, música, filmes e rádio.
Como os nazistas utilizaram a censura?
Quando os nazistas chegaram ao poder, em 1933, a constituição alemã garantia a liberdade de expressão e de imprensa. Por meio de decretos e leis, os nazistas aboliram tais direitos civis e destruíram a democracia alemã. A partir de 1934, passou a ser ilegal tecer críticas ao governo nazista e até mesmo uma contar piada sobre Hitler passou a ser considerada como uma traição. Durante aquele período, os alemães não podiam dizer nem escrever o que pensavam.
Exemplos de censura sob o regime nazista:
- Fechar ou tomar sob seu controle os jornais antinazistas;
- Escolher quais notícias deveriam aparecer nos jornais, na rádio e nos cinejornais;
- Banir e queimar livros que os nazistas classificavam como sendo “não-alemães”;
- Controlar o que soldados escreviam em suas cartas durante a Segunda Guerra Mundial.
Como os nazistas utilizaram a propaganda?
Os nazistas utilizaram a propaganda para divulgar e promover suas idéias e crenças. A partir de março de 1933, o regime tentou centralizar seus esforços de propaganda em um novo ministério liderado por Joseph Goebbels, o qual recebeu o nome de Ministério do Reich para Esclarecimento Popular e Propaganda.
Os nazistas usaram diversas ferramentas de propaganda para espalharem suas ideias. Os exemplos de propaganda sob o regime nazista incluíram:
- Glorificação de Adolf Hitler, utilizando sua imagem em cartões postais, pôsteres e na imprensa;
- Espalhando imagens e idéias negativas sobre os judeus em revistas, filmes, desenhos e outras mídias;
- Facilitando a compra de estações de rádio para seus acólitos de forma que os alemães escutassem idéias e notícias nazistas;
- Transmitirndo discursos nazistas nas rádios e em alto-falantes públicos;
- Organizando grandes comícios celebratórios do Partido Nazista;
- Criando grupos, tais como a Juventude Hitlerista e a Liga das Moças Alemãs, para fomentarem os ideais nazistas.
Como a propaganda e a censura trabalharam em conjunto?
Os livros didáticos são um bom exemplo de como a propaganda e a censura trabalharam em conjunto durante o regime nazista. Os nazistas usaram a propaganda e a censura para controlar o que estudantes liam nas escolas. Censores nazistas proibiram o uso de determinados livros didáticos nas salas de aula e criaram novos, textos, nos quais ensinavam os estudantes a obedecerem ao Partido Nazista, amarem a Hitler e a odiarem os judeus.