Propaganda e Censura Nazistas

Os nazistas queriam que os demais alemães apoiassem sua ditadura e acreditassem em suas idéias. Com este objetivo em mente, eles tentaram controlar todos os meios de comunicação do país por meio da censura e da propaganda, incluíndo o controle sobre jornais, revistas, livros, arte, teatro, música, filmes e rádio.

Como os nazistas utilizaram a censura?

Quando os nazistas chegaram ao poder, em 1933, a constituição alemã garantia a liberdade de expressão e de imprensa. Por meio de decretos e leis, os nazistas aboliram tais direitos civis e destruíram a democracia alemã. A partir de 1934, passou a ser ilegal tecer críticas ao governo nazista e até mesmo uma contar piada sobre Hitler passou a ser considerada como uma traição. Durante aquele período, os alemães não podiam dizer nem escrever o que pensavam.

Exemplos de censura sob o regime nazista:

  • Fechar ou tomar sob seu controle os jornais antinazistas;
  • Escolher quais notícias deveriam aparecer nos jornais, na rádio e nos cinejornais;
  • Banir e queimar livros que os nazistas classificavam como sendo  “não-alemães”;
  • Controlar o que soldados escreviam em suas cartas durante a Segunda Guerra Mundial.

Como os nazistas utilizaram a propaganda?

Os nazistas utilizaram a propaganda para divulgar e promover suas idéias e crenças. A partir de março de 1933, o regime tentou centralizar seus esforços de propaganda em um novo ministério liderado por Joseph Goebbels, o qual recebeu o nome de Ministério do Reich para Esclarecimento Popular e Propaganda.

Os nazistas usaram diversas ferramentas de propaganda para espalharem  suas ideias. Os exemplos de propaganda sob o regime nazista incluíram:

  • Glorificação de Adolf Hitler, utilizando sua imagem em cartões postais, pôsteres e na imprensa;
  • Espalhando imagens e idéias negativas sobre os judeus em revistas, filmes, desenhos e outras mídias;
  • Facilitando a compra de estações de rádio para seus acólitos de forma que os alemães escutassem idéias e notícias nazistas;
  • Transmitirndo discursos nazistas nas rádios e em alto-falantes públicos;
  • Organizando grandes comícios celebratórios do Partido Nazista;
  • Criando grupos, tais como a Juventude Hitlerista e a Liga das Moças Alemãs, para fomentarem os ideais nazistas.

Como a propaganda e a censura trabalharam em conjunto?

Os livros didáticos são um bom exemplo de como a propaganda e a censura trabalharam em conjunto durante o regime nazista. Os nazistas usaram a propaganda e a censura para controlar o que estudantes liam nas escolas. Censores nazistas proibiram o uso de determinados livros didáticos nas salas de aula e criaram novos, textos, nos quais ensinavam os estudantes a obedecerem ao Partido Nazista, amarem a Hitler e a odiarem os judeus.

Datas importantes

10 de maio de 1933
Queima de livros na Alemanha nazista

Durante a primavera de 1933, organizações de estudantes universitários nazistas, professores e bibliotecários compilaram enormes listas de livros que acreditavam serem não-alemães. As listas incluiam tanto livros escritos por judeus, quanto de autores não judeus que possuíssem ideias contrárias aos ideais nazistas. Na noite de 10 de maio de 1933, os nazistas realizaram a queima dos livros. Marchando com tochas nas mãos em desfiles noturnos, cantavam hinos enquanto queimavam os livros em imensas fogueiras. Naquela noite, mais de 25 mil livros foram destruídos pelo fogo.

28 de março de 1935
Estréia do filme propagandístico O Triunfo da Vontade

O filme propagandístico da diretora de cinema Leni Riefenstahl, O Triunfo da Vontade, estreiou em Berlim nesta data. O filme mostra filmagens gravadas no comício do Partido Nazista de 1934, em Nuremberg, focalizando crianças sorridentes, multidões entusiasmadas, e nazistas uniformizados. Além disso, apresenta desfiles militares e um discurso de Adolf Hitler. O Triunfo da Vontade acabou por ser considerado um dos mais infames dentre os filmes de propaganda nazista.

Setembro de 1939
Alemães são proibidos de escutarem rádios estrangeiras

A Segunda Guerra Mundial começou no dia 1 de setembro de 1939. Em seguida, o regime nazista tornou ilegal a escuta de transmissões de rádio estrangeiras na tentativa de controlar quais informações os alemães deveriam ouvir sobre a guerra. O regime nazista encarava as notícias e informações de fora da Alemanha como uma ameaça à segurança nacional. Eles estavam preocupados com o que alguns alemães pudessem ouvir em seus aparelhos privados. Posteriormente, o regime chegou ao ponto de sentenciar pessoas à morte por escutarem estações de rádio de outros países.