Em 5 de setembro de 1942, as SS e o Chefe da Polícia do distrito de Varsóvia emitiram este comunicado, ameaçando com a pena de morte qualquer pessoa que houvesse ajudado algum judeu a deixare o gueto sem autorização. Este cartaz foi afixado no Distrito de varsóvia após a deportação em massa dos judeus do gueto de Varsóvia para o centro de extermínio de Treblinka, no verão de 1942. Os oficiais das SS tinham conhecimento de que milhares de judeus haviam fugido do gueto para se esconder e instavam as pessoas a denuncia-los.
O cartaz lembrava aos habitantes não-judeus da cidade que, desde 15 de outubro de 1941, a punição para qualquer judeu que deixasse seu “bairro residencial designado” (gueto) era a morte. Esta mesma punição também se aplicava a qualquer pessoa que lhes fornecesse abrigo, alimentação ou qualquer outro tipo de apoio. Ele orientava a população a denunciar imediatamente tais judeus à delegacia de polícia mais próxima. O cartaz oferecia anistia de qualquer tipo de punição às pessoas que houvessem dado apoio aos judeus temporariamente, caso denunciassem o fato à polícia até o dia 9 de setembro de 1942.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.