Chaja Kozlowski

Chaja Kozlowski

Data de Nascimento: 15 de maio de 1922

Iwie, Polônia

Chaja era a mais velha dos quatro filhos de uma família judia de classe média que morava no município de Iwie, a nordeste da Polônia. Seu pai ganhava a vida como ferreiro. Primeiro Chaja frequentou uma escola particular judaica que ensinava assuntos religiosos e seculares; na quarta série, ela foi transferida para uma escola pública e também frequentava a escola de hebraico durante a tarde.

1933-39: Eu pertencia a uma das organizações de jovens sionistas em Iwie. Participávamos de palestras, normalmente sobre a Palestina [Yishuv], e de muitas atividades esportivas. Em 1937, terminei o ensino médio e comecei a estudar para ser costureira. Depois que os soviéticos passaram a controlar nossa região da Polônia em 1939, entrei na escola de enfermagem em Slonim. Antes do domínio soviético, eu não tinha condições de pagar por esses estudos, mas a educação de nível superior se tornou subsidiada pelo estado.

1940-42: Após a invasão da União Soviética pelos alemães, eu voltei para Iwie. Em 1942, um grupo guerrilheiro, do qual meu amigo Ruben fazia parte, me ajudou a fugir do gueto de Iwie. Comecei a trabalhar em um hospital para guerrilheiros nas florestas, uma caverna camuflada. Nós nos "apropriávamos" dos suprimentos médicos de lojas de alemães capturados e realizávamos cirurgias iluminadas por lampiões de óleo. Os instrumentos eram fervidos para serem esterilizados. Usávamos bebidas alcoólicas como anestesia e sal para limpar as feridas.Quando não conseguíamos achar uma serra cirúrgica para amputações, usávamos uma serra de carpinteiro.

Chaja e Ruben se casaram em 1942, enquanto estavam com os guerrilheiros. Foram libertados em julho de 1944 e emigraram para os Estados Unidos em 1949.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.