Fela Perznianko

Fela Perznianko

Data de Nascimento: 12 de maio de 1892

Zakroczym, Polônia

Fela era a mais velha dos dois filhos de um casal judeu que vivia em Zakroczym, cidade às margens do rio Vístula, perto de Varsóvia. Seu pai era um advogado respeitado na cidade. Quando jovem, Fela trabalhou como designer de chapéus em Varsóvia, até casar-se com Moshe Galek, quando tinha quase 30 anos de idade. Ao casar-se, ela mudou para a cidade vizinha de Sochocin onde seu marido tinha uma fábrica de botões de madrepérola. Fela e Moshe tiveram quatro filhas.

1933-39: Em 1936 os Galek mudaram-se para Varsóvia, atraídos pela vida cultural daquela cidade. Quando a Alemanha invadiu a Polônia, em 1° de setembro de 1939, Moshe propôs a idéia de se mudarem para a área do Mandato Britânico no Oriente Médio. Contudo, apesar de ser sionista convicta, Fela resistiu à idéia pois ficou receosa de começar uma nova vida, com filhos pequenos, em outro lugar. Varsóvia foi tomada pelos alemães em 28 de setembro de 1939 e, em dezembro, Fela, esposo e filhas foram obrigados a usar roupas com tarjas que as marcavam como judeus.

1940-43: Em novembro de 1940 os Galek foram levados à força para o gueto de Varsóvia. Os seis, pais e filhas, passaram a viver confinados em apenas um dos aposento de uma casa dividida com várias outras famílias. A comida era escassa, não podiam fazer nada, e eram obrigados a passar os dias dentro da casa, só podiam conversar. A família sobreviveu às deportações em massa de 1942, mas foi aprisionada no final de abril de 1943, pouco tempo antes do gueto ser destruído.

Por ocasião de sua captura Fela e Moshe foram separados das filhas, e colocados em uma fila com outros adultos, sendo todos sumáriamente executados.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.